Comportamento

Compras de final de ano: como comprar bem e economizar

Dicas para economizar nas compras de final de ano
Tempo de Leitura: 3 minutos

Se preferir, ouça a narração deste artigo:

Dezembro, décimo terceiro na conta e o Natal chegando: para muitos, esse é o cenário ideal para fazer aquelas compras de fim de ano. No entanto, a empolgação em comprar pode ser um gatilho e uma armadilha para a sua saúde financeira

Amigo secreto, presentes para família e amigos e compras pessoais estão no topo da lista de despesas das famílias brasileiras neste momento. Por isso, apesar de as circunstâncias serem propícias, é essencial ter planejamento e organização financeira para começar o novo ano com tudo em ordem. 

Para se ter uma ideia do poder dessa data, pesquisas apontam que mais da metade dos brasileiros fará compras de fim de ano de forma digital. Há, ainda, quem dê preferência ao comércio local e fomente a economia regionalmente.

E acredite: é possível economizar nas compras de final de ano. Nós reunimos algumas dicas para você poupar e, ainda, aproveitar para presentear suas pessoas queridas. Confira!  

Como se organizar para fazer as compras de final de ano?

Organização, planejamento e atenção são peças-chave para garantir a tranquilidade nas compras de final de ano. 

Lista de compras

Sair “sem rumo” na hora das compras pode não ser uma boa ideia: é essencial ter uma lista de desejos do que se quer comprar para ir com foco e evitar gastar além da conta.

Reserva de orçamento

Gastar o décimo terceiro inteiro nas compras de final de ano não é o recomendado: faça uma reserva financeira para deixar guardado e poder iniciar o ano com tranquilidade. 

Fique atento às promoções

Mesmo que a Black Friday já tenha passado, o fim de ano também tem muitas promoções e ofertas. Por isso, busque essas opções para poder fazer suas compras.

Dica: 6 dicas para fazer um bom uso do 13º salário

Como economizar nas compras de final de ano?

Você se antecipou, separou uma quantia e escolheu os melhores lugares: agora, é hora de ir às compras! Então, fique ligado: economizar ainda precisa estar no topo das suas preocupações neste momento.

Faça um planejamento de compras com antecedência

Faça uma lista dos amigos secretos que você está participando, os valores de cada um, bem como outros presentes que você vai querer dar neste Natal. Também considere o que gostaria de comprar para si mesmo. 

Com essas informações em mãos, faça um planejamento de compras com alguma antecedência. Deixar para a última hora pode aumentar sua ansiedade e fazer com que você acabe extrapolando. 

Evite comprar por impulso

É natural que todo o comércio se prepare para aumentar as vendas nesse período. Por isso, ao sair para comprar um item da sua lista, pode ser que você seja “seduzido” por levar outras coisas (que não precisa), agindo por impulso.

Fique atento para não cair nessas armadilhas e acabar gastando demais!

Dica: 7 dicas para usar o cartão de crédito com inteligência

Faça pesquisa de preço e procure itens com desconto

Não compre na primeira loja: dê preferência por pesquisar os preços em diversos locais antes de adquirir o item em questão. Também verifique se, ao comprar mais de um item na mesma loja, você tem direito a condições melhores de pagamento ou descontos. 

Deixe as crianças em casa

A decoração natalina da época pode parecer um atrativo para levar as crianças junto às compras. Todavia, na prática, a situação é outra: com os pequenos, as compras podem sair do controle, seja por seus pedidos ou por querem ir logo para casa, o que pode acelerar a tomada de decisão de compra sem pensar muito na economia. 

Pense no futuro

Aquela tradicional canção de fim ano já diz: “o ano termina e nasce outra vez”. Então, na hora das compras de fim de ano, não esqueça que nos meses seguintes algumas despesas sempre nos esperam, como o IPTU, matrícula, entre outros.

Por isso, é ainda mais necessário manter o controle das despesas para que se tenha uma organização financeira para esses gastos também.  

Dica: Como quitar despesas do início do ano com o crédito da Cresol

As compras de final de ano são um momento muito prazeroso para presentear quem amamos e agradecer pelo ano que se passou. No entanto, é preciso bastante cuidado, organização e pés no chão para garantir que, de fato, elas não formarão uma bola de neve financeira nos períodos seguintes. 

Por isso, educação financeira, anotações na ponta do lápis e muita calma são fundamentais nessa hora. A consciência financeira do presente ajuda a construir um futuro financeiro rentável e tranquilo. 

Com a Cresol, você tem a sua disposição soluções financeiras justas e competitivas, que oferecem tudo que você precisa para ter suas finanças sob controle e para realizar sonhos e planos.

Além disso, aqui em nosso blog e em nossas redes sociais, você pode acessar conteúdos, dicas e informações que ajudam você a criar uma relação saudável com o seu dinheiro.

Neste fim de ano, queremos que você possa compartilhar momentos incríveis com quem você ama e que você também possa dar início a um novo ciclo de forma leve e consciente. 

Em 2022, vem junto. Somos a Cresol!

Categorias: Comportamento , Educação Financeira