Soluções Financeiras

Como quitar despesas do início do ano com o crédito da Cresol

As contas de início de ano, principalmente as mais caras como IPTU e IPVA, podem trazer uma verdadeira dor de cabeça para quem está com pouco espaço para gastos extras no orçamento ou não pode fazer uma reserva no ano anterior. 

Mesmo que o ideal seja juntar um dinheiro ao longo dos meses do ano anterior para fazer o pagamento à vista, sempre é válido considerar a utilização de crédito para quitar despesas do início do ano.

Com planejamento e escolhendo uma instituição financeira de confiança, essa pode ser a melhor opção para que você não precise fazer grandes manobras no orçamento nos meses de janeiro e fevereiro, mantendo seu padrão de vida.

Neste artigo, você vai entender por que é importante quitar despesas do início de ano e conhecer mais sobre as linhas de crédito da Cresol. Confira!

Quais são as principais despesas de início de ano?

A preocupação que as famílias brasileiras têm com a chegada das contas de início de ano acontece principalmente porque elas não são o tipo de gasto que podemos conter ou reduzir facilmente.

O IPVA, IPTU e matrículas escolares têm valores determinados por terceiros e não dá para abrir mão deles sem “pagar” de outra forma — como ficar sem um veículo ou retirar as crianças da escola particular.

Essas três são as principais contas de início de ano, mas também é possível que apareçam algumas extras. No caso da educação dos filhos, uniforme escolar e material didático também compõem as despesas. Ao somar tudo, o valor pode assustar, não é?

Para evitar estresse e decisões precipitadas na hora de administrar as finanças no início do ano, é importante ter um planejamento financeiro anual que considere as sazonalidades de receitas e despesas.

Dica: Planejamento financeiro para 2019: tudo o que você precisa saber

A importância desse planejamento e de sistemas de controle financeiro está no nível de consciência sobre a sua situação que eles dão. Ao acompanhar receitas e despesas mensalmente, você sabe em que momento do ano poderá fazer um investimento maior e quando consegue poupar mais. Esse controle pode ser feito em planilhas simples que registram mensalmente receitas e despesas.

No caso de quitar despesas do início do ano, vale a pena identificar quais possíveis rendas extras podem ajudar a montar uma reserva para fazer o pagamento à vista dessas contas que virão. 

Se você é um empreendedor, é mais complicado contar com o recebido por férias ou 13.º salário. Mas, ainda assim, é possível identificar no seu planejamento financeiro anual onde existe uma folga a mais para que, quando o ano virar, você tenha a renda necessária para quitar essas contas. Outro exemplo de fonte de renda extra possível é a restituição do imposto de renda.

Quando essa reserva financeira não alcançável, vale mais a pena contar com um empréstimo pessoal do que deixar de fazer o pagamento de uma dessas contas, o que pode trazer juros altos e endividamentos, comprometendo seriamente sua classificação como bom pagador na lista de empresas de proteção ao crédito. Além desses problemas, dívidas fazem mal à nossa saúde mental, atrapalhando diversos aspectos da vida.

Dica: Como avaliar se uma taxa de juros é atrativa?

Se você percebeu que precisa de um empréstimo, seja para quitar todas as despesas de início do ano à vista, ou para aliviar o orçamento, vale a pena pesquisar por cooperativas de crédito, como a Cresol. Essas instituições costumam ser focadas em estimular empreendedores sem taxas abusivas.

Além de opções para seu negócio, cooperativas também oferecem crédito pessoal, que pode ser utilizado para qualquer fim, inclusive para o pagamento de contas. A principal dica para quem está à procura de empréstimo pessoal é não se precipitar, contratando a primeira opção que aparece. É importante pesquisar e procurar opções além dos bancos tradicionais.

Quais são as soluções da Cresol para essas contas?

Cresol é uma cooperativa que visa estimular o acesso ao crédito e conta com um portfólio bastante amplo. Existem opções de crédito pessoal para os cooperados, que já têm um perfil pré-aprovado.

Diferentemente dos bancos, essas empresas têm estruturas menores e acompanham mais de perto os clientes e de suas realidades.

É válido ressaltar que os créditos tomados para pagar contas à vista funcionam bem quando você consegue um desconto ou corre o risco de ficar inadimplente sem esses valores. Na Cresol, as linhas de crédito devem ser pagas por um período de 12 a 36 meses.

Quais são os diferenciais dessas linhas de crédito?

Além de oferecer taxas de juros mais baixas para os cooperados, as cooperativas de crédito têm um tempo de aprovação de proposta e disponibilização de linha melhor que bancos e financeiras.

Na maioria das vezes, essas instituições até oferecem tempo de aprovação curto e prometem dinheiro na conta em pouco tempo, mas as taxas são altíssimas — diferentemente desse modelo que garante facilidade, com juros honestos.

Dica: 5 vantagens de empréstimos de cooperativas em comparação com bancos

As linhas de crédito pessoal da Cresol são disponibilizadas para assalariados e empreendedores.

Como obter o crédito da Cresol para pagar essas despesas?

Para chegar à conclusão de que o crédito realmente é a melhor opção para suas contas pessoais, você precisa fazer um diagnóstico honesto e realista das suas contas no início do ano. Pense no que vale mais à pena: pegar um empréstimo mais alto e pagar tudo à vista ou fazer o parcelamento de alguma delas.

Em alguns estados, o IPVA, por exemplo, permite o parcelamento em apenas três vezes. Para decidir, compare os juros (ou o desconto à vista) com as taxas da instituição financeira.

Depois desse diagnóstico, reúna sua documentação básica (fique atento aos papéis financeiros, como comprovante de rendimento e extrato bancário) e vá até uma agência de atendimento Cresol. Depois de analisado seu pedido, você deve receber o valor na sua conta.

Agora você já conhece algumas vantagens de pedir crédito pessoal para quitar despesas do início do ano. É importante estar em dia com IPVA, IPTU e matrícula escolar porque essas contas, geralmente, são de serviços indispensáveis, não é?

Em cooperativas de crédito, como a Cresol, você encontra taxas mais baixas e um atendimento diferenciado em relação a bancos, que muitas vezes oferecem taxas altíssimas.

Se você gostou de conhecer algumas soluções da Cresol, compartilhe o texto com seus amigos nas redes sociais!

Categorias: Soluções Financeiras