Como empreender com pouco dinheiro?

Como empreender com pouco dinheiro?

Tempo de Leitura: 2 minutos

O Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo. De acordo com os dados da Global Entrepreneurship Monitor (GEM, 2020), o Brasil tem 43,9 milhões de empreendedores. Muitos brasileiros veem no empreendedorismo uma oportunidade para conquistar a sua independência financeira, mas é possível começar seu negócio gastando pouco? A Cresol preparou algumas ideias para ajudar você a tirar esse sonho do papel com pouco orçamento!

* Busque conhecimento sobre empreendedorismo e a área que deseja atuar

Ter o seu próprio empreendimento exige estratégia, dedicação e estudo. Para garantir o sucesso do seu negócio, estude sobre empreendedorismo e como empreender. Lembre-se que quanto mais você estudar sobre o tema, melhor será o seu desempenho e maiores são as chances de sucesso. 

Na Cresol, oferecemos cursos gratuitos para que você possa empreender com responsabilidade e prosperar com seu negócio. 

* Tenha um plano de negócios 

O plano de negócios, é o guia para que seu empreendimento tenha caminhos mais claros e objetivos. Para um plano de negócios de sucesso você precisa responder essas seis perguntas:

  1. O que vou fazer?
  2. Para quem vou fazer?
  3. Como vou fazer?
  4. Quais os recursos necessários? 
  5. Preciso de parceiros?
  6. Quanto vou investir?

Respondendo essas questões, você vai incrementar os processos de gestão da empresa, gerar melhores resultados e aumentar seu retorno financeiro.

* Empreenda em uma área que você gosta 

Você já trabalhou em um lugar que não se sentia confortável ou não gostava do que fazia? Seu negócio não pode e nem deve ser algo que não deixa o seu coração quentinho. Quando for montar seu empreendimento, siga três passos básicos:

  1. Faça uma lista com áreas que você gosta.
  2. Elimine os temas que você não domina.
  3. Analise os nichos que geram maior rentabilidade.

Com esses passos, a escolha da sua área de atuação é realizada com a certeza de que é algo que você gosta, domina e que é perfeito para você trabalhar.

* Não desista de empreender!

Empreender do zero, não é uma tarefa fácil, principalmente quando temos que empreender com pouco dinheiro ou quando não sabemos por onde começar. Para realizar o seu sonho, mantenha-se firme em seu propósito e conte com a Cresol para empreender com taxas e prazos que cabem no seu  orçamento.

Leia mais