Como definir metas e objetivos para ter um negócio de sucesso

Como definir metas e objetivos para ter um negócio de sucesso

Tempo de Leitura: 3 minutos

“Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”. A frase de Charles Lutwidge Dodgson, mais conhecido pelo seu pseudônimo Lewis Carroll, em sua obra ‘Alice no País das Maravilhas’ (1865), é a definição perfeita para quando não se tem metas e objetivos para sua vida pessoal e profissional. Mas afinal, como estabelecer metas e objetivos?

O primeiro passo é deixar claro as diferenças entre esses conceitos. O objetivo é o propósito de realizar alguma coisa, ou seja, é o guia que determina aonde você quer chegar. Já uma meta, é um objetivo quantificado, temporal e está ligada a prazos. Por exemplo, como objetivo você pode estabelecer expandir a sua plataforma online. Já como meta, gerar um crescimento, de 15% em um mês, da sua plataforma digital. Suas metas precisam estar alinhadas com os seus objetivos para alcançar seu propósito.

Aprenda a definir bons objetivos para o seu empreendimento

Os objetivos da sua empresa são responsáveis por garantir uma unidade de pensamento e ação para todos os envolvidos, desde os gestores até a base. São eles que colocam toda a equipe em torno de um denominador comum. Mas antes de sair por aí criando uma infinidade de objetivos, é indispensável definir a missão, a visão e os valores do seu negócio. A partir da definição desses itens você deve estabelecer objetivos que respeitam e ressaltem esses critérios.

Na hora de definir os objetivos da empresa, você pode pensar em várias questões que deseja alcançar, como: crescimento, produtividade, rentabilidade, novos serviços, qualidade ou expansão do negócio. Embora a variedade seja grande, não esqueça de se concentrar naquilo que tem um impacto mais relevante para seu empreendimento naquele momento. Confira seis itens que você não pode esquecer na hora de estabelecer um objetivo.

  • Identifique suas prioridades.
  • Defina o período para realização.
  • Seja claro, direto e realista.
  • Use a tecnologia a seu favor.
  • Dialogue com a sua equipe.
  • Crie o hábito de dar feedbacks regularmente.

Método SMART: um jeito de criar metas inteligentes, eficazes e alcançáveis

Para facilitar a elaboração de metas, Peter Drucker, conhecido como o pai da moderna gestão de empresas, criou em 1954 o método Specific, Measurable, Achievable, Realistic and Time-based, popularmente conhecido como pela abreviação SMART. O método baseia-se em cinco fatores, cujo significado encontra-se em cada letra da sigla. Confira a definição e como utilizar esse procedimento para aumentar sua produtividade e alcançar seu propósito. 

S: Specific (Específico)

Defina metas de modo específico e detalhado. Não diga apenas “quero mais sucesso para a minha empresa”. Determine como, em quanto tempo, recursos e investimento necessários para que a meta seja alcançada.

M: Measurable (Mensurável)

 Para alcançar uma meta, é necessário que ela seja acompanhada de perto. Para isso, é preciso que você meça constantemente os resultados e verifique se estão no caminho certo para o cumprimento do seu objetivo.

A: Achievable (Alcançável)

É essencial que você seja realista para evitar frustrações e alcançar aquilo que almeja. Por exemplo, você começa um negócio e com poucos dias da sua estratégia ativa, você decide que querer conquistar as primeiras posições no Google, é algo que, convenhamos, está um pouco distante da realidade. Estabeleça metas que se adequem a sua realidade.

R: Realistic ( Realista)

É indispensável questionar-se sobre suas metas, elas fazem sentido para o seu negócio? Estão ligadas aos valores e ao propósito dele? Essa relevância é primordial para você, principalmente naqueles dias difíceis, em que tem vontade de, como diz o jargão popular, ‘chutar o balde’, por não ver os resultados logo de cara.

T: Time-based (Baseado no tempo)

Todas as metas precisam ter um prazo. Ao definir uma meta, pergunte a si mesmo: ‘Qual prazo para bater essa meta?’. Se você cria um propósito e não estabelece tempo para sua realização, é muito mais fácil  procrastinar ou, como dizem popularmente, ‘empurrar com a barriga’.

Se você não atingiu o que esperava, não fique prorrogando. Talvez seja o momento de avaliar o que deu errado e refazer os planos, com novas estratégias e metas.

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