Educação Financeira

Como administrar a saúde financeira da sua empresa

Como administrar a saúde financeira da sua empresa
Tempo de Leitura: 2 minutos

O planejamento financeiro é indispensável para qualquer negócio, pois é através dele que o empreendedor consegue enxergar o horizonte financeiro da empresa. Sem os devidos cuidados na gestão das contas, o empreendimento sofre um desequilíbrio, que gera falta de capital de giro, acúmulo de dívidas e outros problemas que podem levar à falência.

Para garantir a saúde financeira do seu empreendimento é indispensável que receitas, despesas, contas a pagar, contas a receber, empréstimos, reembolsos, rendimentos, desvalorizações de investimentos ou qualquer outra movimentação financeira, estejam representadas no fluxo de caixa. Para ser uma ferramenta de controle financeiro eficiente, o fluxo de caixa deve ser atualizado semanalmente.

Outra ação importante é definir o foco dos seus investimentos, valores, objetivos e também alguns marcos importantes para entender se aquilo está ou não conforme o esperado. Além disso, é importante ficar atento às restrições de prazo, às datas de recebimento e vencimento das contas para evitar atrasos nas quitações e o pagamento de juros.

Planejamento financeiro é o passo mais importante para garantir o sucesso do seu negócio.
Foto: Reprodução/Pixabay

Planilhas e softwares de gestão financeira são excelentes aliados para garantir o gerenciamento e controle das finanças. Existem centenas de alternativas, que estão à disposição de maneira online e integram várias áreas da empresa, passando pela emissão de notas, fluxo de caixa, conciliação bancária, estoque, faturamento e até comunicação direta com a contabilidade. Não esqueça de que as finanças pessoais devem ser separadas das despesas da empresa, isso evita uma grande dor de cabeça.

Administrar as finanças da empresa é uma tarefa complexa e delicada, mas essencial para o sucesso do seu negócio e por isso, é sempre bom contar com um grande aliado, o seu contador de confiança, cabe a ele a função de orientar todos os procedimentos fiscais e financeiros que permeiam a sua empresa. O mais importante é não se desesperar, manter a calma e no seu tempo, começar a realizar os ajustes necessários para colocar seu negócio no rumo certo.

Categorias: Educação Financeira , Empreendedorismo