Cinco dicas para organizar as finanças da sua empresa

Cinco dicas para organizar as finanças da sua empresa

Tempo de Leitura: 2 minutos

Manter as finanças organizadas é o passo mais importante para alavancar o desenvolvimento do seu negócio, mas essa não é uma tarefa fácil. Preparamos cinco dicas que vão ajudar você a colocar as finanças da sua empresa em ordem. Confira!

1. Separe as finanças pessoais e da empresa

É preciso separar as finanças da Pessoa Física (PF) e da Pessoa Jurídica (PJ) para garantir a saúde financeira da empresa e da pessoa por trás do negócio. Tenha uma Conta PJ para receber de seus clientes com mais facilidade; pagar fornecedores com maior credibilidade e segurança; evitar problemas com a Declaração do Imposto de Renda (IR); e obter maior controle de seus lucros e gastos.

2. Controle as entradas e saídas do dinheiro

Você precisa registrar todos os recebimentos e gastos do empreendimento. Com isso, você mantém o fluxo de caixa em dia, consegue apurar e projetar o saldo disponível para que haja capital de giro na empresa. 

3. Defina um orçamento anual

Um orçamento bem elaborado é crucial para assegurar que você faça bons investimentos e que sua empresa termine o ano com lucros. Para um orçamento mais eficaz, divida os gastos por área e estabeleça uma margem de segurança para cobrir possíveis imprevistos.

4. Use a tecnologia a seu favor

Planilhas e softwares de gestão podem ser uma mão na roda para o seu sucesso como empreendedor. Com essas ferramentas, a gestão financeira do seu negócio fica mais fácil e as operações e a estratégia da empresa não são esquecidas.

5. Mantenha-se atualizado

Todo bom profissional precisa estar atualizado com assuntos relevantes para sua profissão. Para isso, você pode acompanhar as notícias em veículos de comunicação confiáveis, fazer parte de grupos de estudos, participar de eventos e buscar capacitações.

A Cresol oferece Crédito Empresarial, com taxas e prazos que cabem no seu bolso, pro seu negócio crescer com segurança!

Gostou do nosso conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!

Leia mais