Cinco dicas para impressionar com a embalagem dos seus produtos
Você já se deu conta de que as embalagens são o primeiro ponto de contato físico do consumidor com os seus produtos? Por isso, você precisa usar esse primeiro encontro para garantir a melhor experiência do cliente com a sua marca. Quando o empreendedor se preocupa com o design do pacote que chega aos seus consumidores e deixa para trás embalagens sem identificação, cria a oportunidade de agregar valor ao negócio.
Uma pesquisa da organização global sem fins lucrativos Two Sides (2019), aponta que 99% dos compradores são influenciados pelas embalagens na hora da compra. Os entrevistados apontam que a capacidade de proteger os produtos, as informações, a facilidade de abertura ou fechamento, o tamanho e matéria-prima utilizada, são os fatores mais relevantes na hora de escolher o que vai para o carrinho de compras.
Ser o escolhido em meio a centenas de marcas é um grande desafio, por isso você precisa se destacar. Você não pode deixar de se preocupar com a qualidade, mas não deve deixar de pensar na experiência do cliente com o seu produto. Para melhorar essa experiência, é preciso refletir sobre três questões importantes.
- O que eu quero que o meu cliente sinta quando vê minha embalagem?
- Qual a primeira coisa que ele vai ver quando olhar para o meu produto?
- Que sentimentos quero gerar com meus produtos?
Para ajudar nesse desafio, listamos cinco dicas, que vão ajudar a transformar a experiência do seus consumidores com a embalagem dos produtos que você fabrica com tanto carinho.
1. Invista no impacto visual
O primeiro contato do seu cliente com o produto é visual, por isso, é indispensável investir em um design visual que destaque seu produto na prateleira. Trabalhe com cores atraentes, posição do logotipo e detalhes que agreguem valores à sua marca.
2. Se preocupe com os detalhes
Cada detalhe importa, por isso, precisa ser pensado estrategicamente. Elabore algo atrativo e informativo, que represente a sua marca e seja adequado ao seu produto. Pense em algo funcional dentro do seu orçamento. Lembre-se que são nas pequenas coisas que você surpreende e conquista seus consumidores.
3. Pense no meio ambiente
Investir em embalagens recicláveis e reutilizáveis é tendência no século XXI, além de ser uma boa forma de se posicionar no mercado. Uma dica é pensar em embalagens que possam ser utilizadas para outros fins, assim você ajuda o meio ambiente e divulga a sua marca.
4. Não pare no tempo
Para ser marcado pelo consumidor você precisa sair do convencional, ser ousado, abusar da criatividade e da originalidade. Busque referências, inspirações, cores e formas que representam e valorizam a sua marca. Não precisa ser nada muito luxuoso, pois é nos pequenos detalhes que você conquista o seu cliente. Uma dica importante é usar as datas comemorativas para apresentar aos clientes embalagens especiais e marcantes.
5. Crie um produto instagramável
Um produto instagramável é aquele que capta atenção, gera identificação e desperta nos clientes vontade de fotografarem e compartilharem a compra nas redes sociais. Para isso, é preciso ficar atento às tendências de consumo do seu público-alvo e superar as suas expectativas de forma visual. Seja qual for o tipo de produto ou serviço que você desenvolva, surpreenda!