Educação Financeira

Cartão virtual: o que é e como funciona

Cartão virtual: o que é e como funciona
Tempo de Leitura: 3 minutos

As compras on-line se tornaram bastante populares no Brasil. Ainda assim, tem gente com medo de cair num golpe ou entregar os dados pessoais para bandidos. Se você também está nesse grupo, precisa conhecer o cartão virtual. É um recurso que traz as mesmas facilidades do cartão de crédito, mas com uma dose extra de segurança.

O artigo de hoje responde as principais dúvidas sobre o assunto. Siga conosco para entender como o cartão digital funciona e quais são as vantagens de utilizá-lo.

O que é um cartão virtual?

O cartão virtual é um cartão de crédito. Ele tem uma sequência de números de identificação, um código verificador de segurança (CVV) e uma senha de acesso, tal como os demais cartões. A diferença é que não existe versão física do objeto, pois as informações são geradas no aplicativo da instituição financeira.

Esse recurso oferece maior segurança nas compras on-line. Isso porque você pode criar um cartão digital diferente para cada pagamento. Como o prazo de validade expira em poucas horas, ou logo depois do uso, não há risco de fraude por clonagem dos dados.

Diferença entre cartão digital e cartão físico

Para solicitar um cartão virtual, primeiro você precisa ter um cartão de crédito físico em seu nome. Porém, a versão digital não é uma cópia, já que o número, o CVV e o prazo de validade serão diferentes.

Outro ponto importante diz respeito ao modo de utilização. Os cartões de crédito virtuais só são aceitos para transações on-line. Você pode recorrer a esse mecanismo em aplicativos de delivery e transporte, no pagamento de serviços de streaming ou para comprar produtos em qualquer e-commerce da internet. No entanto, não é possível usá-lo em lojas físicas.

Dica: 7 sugestões para usar o cartão de crédito com inteligência

Como funciona o cartão virtual?

O cartão de crédito virtual funciona da mesma forma que um cartão físico em compras pela internet. Para efetuar o pagamento, basta inserir o número e o CVV no cadastro do pedido. Depois de finalizado o processo, o cartão perde a validade e um novo número deverá ser gerado para a próxima compra.

Quais estabelecimentos aceitam cartões digitais?

Essa opção é válida em sites nacionais e internacionais, além de diversos aplicativos para comercialização de produtos e serviços. Como o modo de usar é o mesmo de um cartão físico, podemos dizer que o cartão virtual funciona em qualquer ambiente on-line que aceite cartão de crédito.

A fatura do cartão virtual vem separada?

Não. As compras feitas com cartão virtual caem na mesma fatura do cartão físico. O limite de crédito também é compartilhado entre as duas versões. A digitalização existe apenas como um mecanismo de segurança.

Como gerar um cartão virtual?

Você consegue solicitar um cartão de crédito virtual pelo aplicativo de smartphone do banco ou da instituição financeira. A maioria das organizações oferece esse serviço.

Lembre-se de acessar o app oficial da empresa. Depois, é só buscar a ferramenta de cartão virtual e seguir o passo a passo na tela. Em poucos segundos, você terá um código digital para efetuar compras pela internet.

Benefícios de usar o cartão virtual

A versão digital do cartão de crédito é segura e bastante prática. Veja algumas vantagens de aderir a essa solução:

Segurança

Sem dúvidas, a segurança é o principal benefício de um cartão virtual. Como o sistema gera um novo número a cada compra, você não precisa espalhar as mesmas informações de seu cartão físico em diversos cadastros on-line. Isso diminui consideravelmente o risco de clonagem após um eventual vazamento de dados, por exemplo.

Dica: Aprenda a se proteger dos golpes financeiros mais comuns

Alternativa

Vale lembrar que objetos estão sujeitos a perda ou roubo. Se isso acontecer com seu cartão físico, será necessário bloqueá-lo e aguardar vários dias pelo envio de um novo. Nessas horas, o cartão virtual é a saída para continuar comprando no crédito, desde que você recorra apenas a serviços on-line.

Praticidade

Como dissemos anteriormente, dá para gerar um cartão digital no próprio aplicativo de sua instituição financeira. Você não tem que ir até a agência do banco nem telefonar a uma central de atendimento para obter o benefício. O número sai na hora, sem burocracia.

Gratuidade

Para completar, cartões virtuais já estão previstos no pacote básico de serviços das operadoras. Isso quer dizer que você não paga nada a mais para ter acesso à tecnologia. A versão digital é isenta de taxas de manutenção.

Conheça as soluções financeiras da Cresol

E então, gostou de saber o que é um cartão de crédito virtual e como o recurso funciona? Com certeza, suas compras on-line ficarão muito mais seguras graças a esse sistema.

Esperamos que o artigo de hoje tenha sido útil. Precisando de mais informações sobre investimentos e educação financeira, conte com a Cresol. Nós temos conta corrente, cartões e diversas opções de crédito para você ou sua empresa.

Juntos, vamos construir um futuro mais próspero. Acesse o site e veja tudo que o cooperativismo de crédito pode alcançar.

Categorias: Educação Financeira , Soluções Financeiras