Banco x Cooperativa: quais as vantagens para sua empresa?

Banco x Cooperativa: quais as vantagens para sua empresa?

Tempo de Leitura: 2 minutos

Conta corrente, cartões de débito e crédito, pagamentos, aplicações e outros serviços financeiros oferecidos por bancos também são ofertados pelas cooperativas de crédito. Então, qual a diferença entre as cooperativas financeiras e os bancos comuns? Os bancos, em geral, são controlados por um grupo de acionistas que visam o lucro próprio. Enquanto nas cooperativas, não se visa o lucro e todos os associados têm participação econômica na instituição, adquirindo quotas do negócio ao associar-se e não visam o lucro. 

Diferente dos bancos em que os clientes não influenciam nos produtos, nas cooperativas financeiras, os associados participam ativamente das decisões, podem acessar informações, pedir esclarecimentos, opinar, operar com a cooperativa e usufruir de seus produtos e serviços. Além disso, nas cooperativas, cada cooperado tem um voto e as decisões são tomadas de forma democrática, em Assembleias Gerais.

Outra diferença fundamental entre as instituições está na relação com seu público. As cooperativas têm papel significativo no desenvolvimento das comunidades onde estão instaladas, devido aos próprios princípios que guiam o cooperativismo. As instituições cooperativistas cultivam boas relações e contribuem para o progresso de seus cooperados e parceiros. No caso das cooperativas financeiras, por exemplo, é notável a relevância dessas instituições no sentido de promover o acesso facilitado ao crédito, incentivar uma melhor distribuição de renda e favorecer a movimentação econômica de uma forma geral.

O cooperativismo vai muito além de um modelo de negócio.
Foto: Reprodução/Banco Central

Os valores mais justos e humanos demonstrados pelo cooperativismo são comumente associados apenas a pequenas comunidades e cidades do interior. Porém, é bom saber que as instituições cooperativas já formam a segunda maior rede brasileira de atendimento e serviços bancários, com mais de 5.000 pontos de atendimento. As cooperativas de crédito são uma ótima dica para empresários e empreendedores conseguirem mais vantagens para o seu negócio. A facilidade na obtenção de crédito, rendimentos normalmente superiores aos de mercado, linhas de crédito mais baratas, taxas mais baixas e participação econômica na instituição, são algumas das vantagens dos associados das cooperativas.

Quando o assunto é investir em um negócio, seja ele um pequeno comércio, uma startup ou até mesmo uma empresa de maior porte, é preciso contar com bons parceiros. Na área financeira, é ainda mais importante ter ao seu lado uma entidade que preze pelo seu desenvolvimento e que esteja ao seu lado em cada fase do seu empreendimento. É aí que entram as cooperativas de crédito, que contam com opções inteligentes e promissoras. Por meio de um relacionamento próximo, elas conhecem seus associados, entendem seus objetivos e oferecem soluções adequadas. Como não visam lucro, mas sim o atendimento das reais necessidades de seus associados, as cooperativas conseguem oferecer serviços mais atrativos e relevantes para as empresas. 

Para ajudar você a empreender com confiança e inteligência, a Cresol oferece Empréstimo Especial Pessoa Jurídica, uma linha de crédito para necessidades especiais para pessoa Jurídica, e Crédito Rotativo, uma linha de crédito para fins de capital de giro com incidência de juros apenas nos dias em que houve utilização dos recursos, com liberações e amortizações periódicas. Para saber mais, basta procurar a Cresol mais próxima!

Leia mais