Banco x cooperativa: quais são as vantagens para sua empresa?
Se preferir, ouça a narração deste artigo:
Conta corrente, cartão corporativo e soluções de pagamento são serviços oferecidos por diferentes instituições financeiras. Sendo assim, na relação banco x cooperativa, qual é a diferença entre eles? O artigo de hoje traz a resposta. Continue conosco para saber mais.
Índice
Como funciona uma cooperativa?
Uma sociedade cooperativa é um grupo de trabalhadores que se juntam por um objetivo em comum. No caso das cooperativas financeiras, a ideia é oferecer crédito aos associados.
Nesse modelo econômico, todo mundo é dono do negócio. Basta adquirir a cota-parte, um valor monetário usado para custear as atividades da organização.
As decisões administrativas são tomadas durante assembleias gerais, e cada membro tem poder de voto. Assim, prevalecem os interesses da maioria.
As cooperativas também são regidas pelos sete princípios do cooperativismo. A saber:
- Adesão livre e voluntária;
- Gestão democrática;
- Participação econômica;
- Autonomia e independência;
- Educação, formação e informação;
- Intercooperação;
- Interesse pela comunidade.
Cooperativa x banco: quais são as diferenças?
Os bancos são controlados por um grupo de acionistas. Por isso, os interesses dessas pessoas vêm em primeiro lugar na hora de gerir a empresa. E o objetivo final acaba sendo o lucro.
Já nas cooperativas, todos os clientes são sócios. Ou seja: têm participação econômica na instituição, adquirindo cotas do negócio. Desse modo, atuam diretamente nas decisões, podendo acessar informações, pedir esclarecimentos e, até mesmo, sugerir a criação de novos produtos e serviços.
Outra diferença em relação aos bancos é que as cooperativas não visam ao lucro. Todo dinheiro que sobra é reinvestido na própria organização, ou então redistribuído entre os cooperados.
Cooperativa x banco: serviços oferecidos
Quando você compara banco e cooperativa financeira, percebe que os serviços oferecidos são basicamente os mesmos. A maioria dessas instituições garante conta corrente, acesso a crédito e demais facilidades.
Ocorre que, em grande parte das vezes, as cooperativas têm condições facilitadas para empréstimo ou financiamento, por exemplo. É que, como elas não visam ao lucro e ainda têm isenção de alguns impostos, conseguem operar com taxas de juros reduzidas.
Vantagens para sua empresa
Quando se trata de investir em um empreendimento próprio, do pequeno comércio à indústria de grande porte, é preciso contar com bons parceiros. Na área financeira, é ainda mais importante ter ao seu lado uma entidade que preze pelo seu desenvolvimento em todas as fases do projeto.
Tanto bancos quanto cooperativas podem contar com opções inteligentes e promissoras. Por isso, vale a pena pesquisar sobre cada organização antes de abrir uma conta.
Falando especificamente do cooperativismo financeiro, podemos citar algumas vantagens. Acompanhe:
Acesso a crédito
As cooperativas financeiras promovem acesso facilitado a crédito. Dessa maneira, estimulam uma melhor distribuição de renda e favorecem a movimentação econômica de uma forma geral.
Soluções personalizadas
Como mantêm um relacionamento próximo aos cooperados, essas organizações entendem os objetivos do público e oferecem soluções adequadas. Logo, atendem às suas reais necessidades, com serviços mais atrativos e relevantes para as empresas.
Desenvolvimento social
As cooperativas têm papel significativo no desenvolvimento das comunidades onde estão instaladas. Esse, aliás, é um dos princípios que guiam o cooperativismo.
As instituições cooperativistas contribuem para o progresso de seus cooperados e parceiros – seja por meio dos próprios serviços que oferecem, seja com iniciativas de educação financeira e cursos de capacitação. Em resumo, a ideia é unir forças para crescer juntos.
Leia mais: Entenda a importância das cooperativas de crédito para o crescimento do mercado
Critérios a levar em conta para escolher banco ou cooperativa
Agora que já explicamos a relação banco x cooperativa, falta lembrar que nem todas as instituições são iguais. Cada uma pode oferecer serviços e vantagens específicos aos participantes.
Considerando esse ponto, veja o que observar antes de abrir uma conta:
Onde fica a agência mais próxima?
Embora muitas operações financeiras sejam realizadas pela internet, às vezes é necessário ir à agência para tirar dúvidas ou conversar diretamente com o gerente.
Quais são os serviços oferecidos?
Além de crédito para custear o negócio, empresas merecem ter outras facilidades, como cartão corporativo, seguro patrimonial e soluções de pagamento.
Quais são as taxas cobradas?
Os juros do financiamento e as taxas de manutenção da conta, por exemplo, são valores que pesam no orçamento empresarial. Avalie bem esses índices para encontrar uma opção vantajosa.
Conte com os serviços financeiros da Cresol
Gostou do artigo de hoje? Esperamos que o conteúdo tenha tirado suas dúvidas.
Aproveitando que chegou até aqui, não deixe de conhecer as soluções financeiras da Cresol. Juntos, podemos fazer seu negócio prosperar.
Fique por dentro
Receba conteúdos sobre finanças e cooperativismo em seu email.