Agende-se-a-Semana-ENEF-2022-vem-aí

Agende-se: a Semana ENEF 2022 vem aí

Tempo de Leitura: 4 minutos

Se preferir, ouça a narração deste artigo:

Todo mundo pode aprender a cuidar melhor do próprio dinheiro. É para isso que existem iniciativas como a Semana ENEF 2022, que promove educação financeira nos quatro cantos do Brasil.

A programação está prevista para ocorrer entre 12 e 18 de dezembro. Continue conosco para saber mais sobre essa campanha.

O que é a Semana ENEF?

A Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) acontece todos os anos com a intenção de promover essa temática tão importante.

A Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF). Ela acontece todos os anos, desde 2014, com a intenção de promover essa temática tão importante para o país.

O projeto conta com a participação de diferentes instituições, que realizam ações de educação financeira, previdenciária, securitária e fiscal. Esses eventos incluem palestras, cursos, oficinas e campanhas de divulgação, entre outros. E o melhor: toda a programação é gratuita.

Segundo o Mapa da Educação Financeira no Brasil, existem mais de 15,6 mil iniciativas relacionadas à Semana ENEF cadastradas no país inteiro. Para você participar de alguma delas, basta consultar as organizações que promovem atividades na sua região.

O site da ENEF é uma fonte importante onde você pode se atualizar sobre os projetos que estão acontecendo.

Veja também: 10 passos para você começar sua educação financeira

Como será a Semana ENEF 2022?

A 9ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira acontece entre os dias 12 e 18 de dezembro de 2022.

A 9ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira acontece entre os dias 12 e 18 de dezembro de 2022. Ao longo do período, serão promovidas ações com o objetivo de:

– Fortalecer a cidadania;

– Melhorar a eficiência e a solidez do sistema financeiro nacional; 

– Ensinar os consumidores a tomarem decisões mais conscientes.

As informações oficiais sobre a programação vêm sendo atualizadas aos poucos. Para detalhes sobre os eventos que ocorrerão na sua cidade, visite o site www.semanaenef.gov.br ou busque pela hashtag #semanaenef nas redes sociais.

A importância da Semana ENEF 2022

Desde 2010, o Brasil conta com a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Essa é uma política pública de caráter permanente, que pretende orientar a população a manter uma relação mais saudável com o dinheiro.

Para isso, são realizados diferentes projetos. As crianças e os jovens, por exemplo, têm acesso ao material didático específico para lições de educação financeira nas escolas. Já os adultos recebem aconselhamento a partir de cursos, palestras e oficinas.

É na Semana ENEF que esse trabalho ganha ainda mais projeção. Trata-se de uma iniciativa coordenada entre diversas organizações do país, com o intuito de jogar ainda mais luz sobre o tema.

Afinal, vale lembrar que educação financeira está relacionada ao bem-estar das famílias. Quando um cidadão paga as contas em dia e poupa parte do salário, consegue ter uma vida mais estável, sem perder o sono por causa das dívidas ou da inflação.

Além do mais, essa boa relação com o dinheiro abre espaço para a prosperidade. Isso porque, depois de montar a reserva de emergência, é possível diversificar os investimentos e fazer o patrimônio crescer. Então, sobra grana para realizar sonhos.

Quem nunca pensou em comprar a casa própria, montar um negócio ou viajar pelo mundo, mas esbarrou na falta de capital, não é mesmo? É por meio de iniciativas como a Semana ENEF 2022 que você aprende a se organizar para que dinheiro deixe de ser um problema.

Leia mais

Educação financeira: conheça os cursos da Cresol

A Cresol também faz sua parte para incentivar as pessoas a melhorarem a relação com as finanças. Por meio do Cresol Instituto, oferecemos diversos cursos gratuitos, inclusive falando de educação financeira para os negócios e para a vida pessoal.

Nossa plataforma traz aulas em formato on-line, então você nem precisa sair de casa para se capacitar. E ainda dá para seguir os módulos a qualquer hora, no ritmo que for mais adequado à sua agenda.

O projeto já contabiliza mais de 26,5 mil alunos cadastrados. Quem sabe você se junte a nós? Acesse o site do Cresol Instituto e encontre os cursos mais interessantes para sua necessidade.

Conte com as soluções financeiras da Cresol

Gostou do conteúdo de hoje? Então continue de olho no blog da Cresol. Sempre trazemos novidades sobre finanças pessoais, empreendedorismo e cooperativismo.

Aproveite e conheça, também, nossas soluções financeiras. Temos conta corrente, crédito e diversos tipos de investimentos para quem quer prosperar conosco.

Leia mais