10 conceitos que você precisa saber ao fazer parte de uma cooperativa

10 conceitos que você precisa saber ao fazer parte de uma cooperativa

Tempo de Leitura: 2 minutos

Participação e proximidade que fazem a diferença

Tente lembrar da primeira vez que você fez sua conta em uma instituição financeira. Para muitos, esse foi um processo relativamente natural e principalmente voltado à necessidade do momento: abertura de conta para recebimento de salário, por exemplo. E, dessa primeira escolha, é natural que se permaneça na mesma instituição (muitas vezes, mesmo não estando satisfeito). 

Em meio ao mercado financeiro, as cooperativas de crédito têm uma trajetória longa e bastante consolidada, mas ainda são pouco difundidas, principalmente no nosso país. No Brasil, dos mais de 200 milhões habitantes que temos, são apenas 14,6 milhões que são associados de uma cooperativa.

Esta é uma grande conquista, visto que, em 2018, por exemplo, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) registrou, na última década, que o número de cooperados aumentou em 62% nas mais de 6800 cooperativas brasileiras,

Em especial, no ramo do cooperativismo de crédito, as cooperativas são largamente conhecidas por estarem em municípios de pequeno e médio portes, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social da região. Para entender um pouco mais sobre o universo cooperativista, no post de hoje, você confere 10 curiosidades sobre esse tema. 

Cooperativa 

Sociedade de pessoas que se juntam para alcançar com mais facilidade um objetivo comum a todos os associados.

Associado

Cada uma das pessoas, físicas ou jurídicas que fazem parte de uma cooperativa, constituindo o seu quadro social.

Assembleia 

É a reunião dos associados de uma cooperativa para apreciar e decidir sobre questões essenciais, como a prestação de contas, destinação dos resultados, eleição dos Conselhos de Administração e reforma do Estatuto Social. A assembleia pode ser ordinária (uma vez ao ano) ou extraordinária (sempre que necessário).

Estatuto Social

Documento que contém os direitos e deveres do associado perante a sua cooperativa. Uma espécie de “contrato” que os associados celebram entre si e que regerá o funcionamento da cooperativa.

Capital Social

Soma das quotas-partes que cada associado colocou na cooperativa. É fundamental à composição do patrimônio da sociedade, para que ela cumpra os objetivos para os quais foi criada.   

Quota-parte

A menor fração do capital social de uma cooperativa.

Cota Capital

É a contribuição financeira que cada um faz para formar o patrimônio da cooperativa, necessário ao desenvolvimento de suas atividades.

Conselho de Administração 

Grupo de pessoas eleito pela Assembleia Geral para lhe representar junto à cooperativa. É responsável por tomar decisões que envolvam o futuro da instituição, sempre respeitando os nortes dados pela Assembleia Geral. Seu foco é estratégico (o que fazer).

Diretoria Executiva 

Grupo de pessoas eleito pelo Conselho de Administração para administrar o dia a dia da cooperativa, sempre respeitando os nortes dados pelo Conselho de Administração. Seu foco é tático (como fazer).

Conselho Fiscal

Grupo de pessoas eleitos pela Assembleia Geral para fiscalizar a atuação do Conselho de Administração.

E você? Já sabia dessas informações? Já é sócio de uma cooperativa? 

Leia mais